sexta-feira, 18 de maio de 2007

Colaborativo Mundo Novo


Diário IDG Now
Localizado a 200 anos-luz da Terra, planeta gravita em torno de estrela semelhante ao Sol. Descoberta teve participação de brasileiros.
A equipe científica internacional responsável pela missão do satélite CoRoT anunciou a descoberta de um novo planeta fora dos limites do sistema solar (exoplaneta) na manhã desta quinta-feira (03/0). O planeta, denominado CoRoT-Exo_1b, localizado a uma distância de 200 anos-luz (cerca de 2 quadrilhões de quilômetros) da Terra é o primeiro a ser identificado pelo satélite


Jornal Meio e Mensagem

Ricardo Lordes, presidente da Pátria publicou artigo no Meio e Mensagem sobre uma campanha publicitária criada para o Colégio Bandeirantes em que os alunos participaram ativamente do processo. A campanha foi assinada por uma menina de 15 anos, aluna do colégio. Segundo Ricardo, a principal responsabilidade da agência foi gerenciar o processo.
Livro “A Cauda Longa”

Chris Anderson, autor do livro, relata uma das maiores descobertas astronômicas do século XX, o Big Bang. Uma teoria básica sobre o funcionamento do universo foi confirmada graças a amadores na Nova Zelândia, Austrália e Chile em cooperação com físicos profissionais nos EUA e no Japão. Era o surgimento do Pro-Am. Métodos ou processos organizados em que colaboram amadores e profissionais com objetivos comuns.
Não havia quantidade suficiente de astrônomos profissionais capaz de cobrir um pedaço de céu bastante grande para garantir alguma chance de localizar o fenômeno. Surgem a partir de fevereiro de 1987 redes de pesquisa global, interligando profissionais e amadores com interesses comuns em estrelas eruptivas, cometas e asteróides.
Alguns dos oitocentos amadores da lista registram suas observações por diversão. Outros esperam imortalizar-se, dando nome a alguma descoberta importante. O notável como no Linux, é que nenhum deles exerce essas atividades por dinheiro.
Nas comunidades colaborativas para softwares de “fonte aberta”, pelos quais qualquer pessoa pode contribuir para o projeto, o mantra é: Quando existem olhos suficientes, todos os bugs são triviais. O mesmo ocorre na astronomia: Se houver observadores suficientes, em breve veremos um asteróide com o nosso nome. E bastante cedo para fazer alguma coisa. Está formada a equipe de guardiões da Terra.

Livro Wikinomics de Don Tapscott e Anthony D. Williams,

O livro começa com o exemplo da Goldcorp Inc uma mineradora do interior do Canadá. Percebendo que sua equipe era insuficiente para localizar o metal precioso, o dono ofereceu U$ 575.000,00 a quem descobrisse ouro em suas minas abrindo segredos da Cia. na Internet. Não é preciso dizer que o resultado superou em muito o risco da abertura e o investimento realizado.

Em março de 2000 foi lançado o “Goldcorp Challenge”. Cada detalhe sobre os 55.000 acres de propriedade da empresa foi revelado no site oficial da GoldCorp. Mais de 1.000 potenciais candidatos de 50 países envolveram-se com o desafio na velocidade da Internet. Em semanas, várias submissões do mundo todo chegaram a sede da empresa. Como esperado, vários geologistas envolveram-se com a questão. Mas houveram entradas de fontes surpreendentes incluindo estudantes, consultores, matemáticos, oficiais militares, todos em busca de ação.

O mais interessante da experiência, é que foi utilizado pela comunidade colaborativa recém formada recursos matemáticos, físicos, técnicos, sistemas inteligentes, gráficos e soluções orgânicas para um problema inorgânico. Enfim surgiram capacidades técnicas inéditas.

No final a comunidade foi capaz de identificar 110 locais possíveis de presença de ouro, sendo 50% deles nunca imaginado pela organização. Em 80% dos locais foi encontrado quantidades substanciais de ouro.


Serão as organizações de sucesso do futuro as que souberem reunir as maiores e melhores comunidades em torno de metas e objetivos claros?
Serão as instituições do futuro as “donas”dos processos e não dos produtos? Estaremos diante do processo da valorização do subjetivo em relação ao objetivo?
Da Inteligência Coletiva contra o padrão coletivo e o senso comum?
Da colaboração versus a hierarquização?
Do Espaço do Saber dando sentido ao fluxo contínuo do espaço das mercadorias?
Do massificado para o personalizado?
Da física clássica para a física quântica?
Do Independente para o Interdependente?
Da versão fechada para o beta permanente?
Do porto seguro para a metamorfose ambulante?
Do produto para o processo?
Do estático para o permanente?
Do surto para o perene?
Do ouvinte para o interagente?
Da assistência para a participação?
Do leitor solo para o leitor e escritor (read and write web) permanente?
Do passivo para o interativo?