sexta-feira, 27 de abril de 2007

Beta Permanente

Microsoft lança primeiro beta público do novo Windows Server
Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*
Publicada em 26 de abril de 2007 às 10h08

Nova York - Esta é a última rodada para testes e feedbacks antes do esperado lançamento final do "Longhorn", esperado para o final de 2007.
A Microsoft publicou o beta final e a primeira versão pública com recursos completos do Windows Server "Longhorn". Esta é a última rodada para testes e feedbacks antes da esperada atualização do sistema operacional da Microsoft para servidores, que deve estar disponível até o final do ano.Os links para download do beta 3 do Longhorn estão disponíveis em um site da Microsoft. É a primeira chance para os usuários colocarem as mãos no software, até então testado apenas em beta privado.

Entre as novidades está a tecnologia de script e linha de comando Microsoft PowerShell, que funciona a partir do Longhorn. A tecnologia permite ao administrador automatizar tarefas no servidor Windows e na rede e estava disponível apenas como um adendo, mas estará embutida na nova versão do sistema.Duas outras funções poderão ser testadas no beta 3 do Longhorn: um novo firewall 100% ligado no Server Manager e uma opção de instalação mais básica do sistema chamada Server Core.O lançamento final do Longhorn está previsto para a segunda metade do ano, prazo que, bem à moda da Microsoft, já foi revisto várias vezes. A companhia defende, contudo, que beta 3 está adiantado, pois a previsão era para primeiro semestre de 2007, o que poderia significar até final de junho.
*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em Nova York.


Estará finalmente o Windows se rendendendo à força das comunidades colaborativas e ao Beta Permanente?
Estaremos finalmente reconhecendo o processo como mais importante que resultado final, estático?
Será que não existe resultado final estático? Será que o que vale é o equilíbrio dinâmico? A metamorfose ambulante?











As comunidades colaborativas como os cerca de 9 mil programadores do Linux ao redor do mundo ou os milhares de colaboradores do Wikipedia não determinanm um momento de sucesso, de final, de objetivo ou mesmo de versão 1.0, 3.5. Eles estão constantemente desenvolvendo, melhorando, incorporando suas crias, seus Espaços do Saber (pretendo explorar mais este tema nos próximos posts).

Eles estão em Beta Permanente

Não importa nome, lugar onde vivem ou mesmo profissão ou cargo que ocupem. Nas comunidades colaborativas o que importa é a contribuição ao processo evolutivo do projeto, sistema ou por que não, da inteligência coletiva que se instaura como resultado da contribuição de cada um dos envolvidos.

Estaremos diante da real democratização do saber?

Don Tapscott e Anthony D. Willians, começam o livro Wikinomics com um exemplo de colaboração em massa de uma mina de ouro, procurando enfatizar que o as comunidades colaborativas em código aberto hoje já existem fora do universo dos programadores. A Goldcorp Inc, uma mineradora dos EUA, ofereceu U$ 575.000,00 a quem descobrisse ouro em suas minas abrindo segredos da Cia. na Internet. Não é preciso dizer que o resultado superou em muito o risco da abertura e o investimento realizado.