quinta-feira, 26 de abril de 2007

Mundos Virtuais


Do IDG Now

O Gartner estimou que 80% da população online vai estar em mundos virtuais, não necessariamente o Second Life, até o final de 2011.Logo, sua empresa precisa fincar a bandeira neste novo espaço. Para tanto, a consultoria de tecnologia publicou algumas regras.

Mundo virtuais não são games, nem universos paralelos
A primeira reação de uma empresa, com os mundos virtuais, é que são mais um game e que não trazem nenhum benefício para a companhia. Outros olham esse novo universo e se questionam sobre as oportunidades comerciais. As duas visões são incorretas, segundo o Gartner.Por trás de cada avatar, há uma pessoa realNão seja tolo com o elemento fantasia dos mundos virtuais. Não se esqueça que as regras de comportamento e de cultura desses universos estão em desenvolvimento. É a reputação da sua empresa que está em jogo.
Seja relevante e “agregue” valor. Muitas empresas já fincaram suas bandeiras no mundo virtual, mas nenhuma delas ainda converteu essa presença em um canal lucrativo. O Gartner avisa: não espere lucro nestes universos nos próximos três anos. Entenda e contenha o aspecto negativo Será que a presença no mundo virtual pode influenciar minha marca na vida real?
Essas são algumas das questões que as empresas enfrentam. Lembre-se: as regras de comportamento ainda não são claras.
Essa é uma longa jornada
Atualmente, há uma diversidade de ambientes. Há muitas novas empresas e a estabilidade tecnológica do ambiente ainda não foi estabelecida. A recomendação do Gartner é que as empresas deveriam investigar e experimentar essa tendência, mas limitar os investimentos até que o ambiente esteja maduro e estável.