quarta-feira, 21 de março de 2007

Presença de Espírito










Foi escrito por Ricado Guimarães para a revista Trip

PRESENÇA DE ESPÍRITO!

Por mais clichê que pareça, a felicidade não é um destino a ser alcançado, ela é o caminho Não sei definir espiritualidade, mas o tempo me ensinou a reconhecer o comportamento de uma pessoa não espiritualizada.
A primeira característica é que essa pessoa reclama muito. A vida nunca está como ela gostaria que fosse. Não compreende por que as coisas acontecem do jeito que acontecem, mesmo quando as coisas dão certo existe um lamento.


Não usufrui do fluxo natural da vida alimentando-se, da mesma maneira, dos seus fracassos e sucessos. Parece que vive com o freio de mão puxado.
Outra característica é o pessimismo. Não acredita que o futuro possa conspirar a favor de seus projetos. Conseqüência dessa desconfiança, essa pessoa procura controlar tudo e todos para garantir que seus planos vão dar certo.
Gasta uma energia extraordinária em segurança, protegendo-se contra "eles" que sempre significam uma ameaça. No fim das contas, falta-lhe energia para criar algo positivo, imaginar algo melhor e de valor para todos. Essa pessoa acredita que o importante é o destino e não a viagem.
Não entende que "The journey is the destination", como diz o título da biografia do Dan Eldon, fotógrafo que morreu assassinado aos 27 anos, depois de gastar muito bem cada segundo de seu curto tempo de vida. A sensação que dá é que está sempre adiando a felicidade, para um futuro incerto ou para outra vida, fora deste mundo.
Na verdade, a pessoa não espiritualizada é chata porque não consegue ver graça naquilo que vem de graça na vida. Está sempre fazendo esforço para se divertir e se as condições ideais da diversão não acontecem fica infeliz e aborrecida. Não vê diversão em não fazer nada. Não consegue ficar quieto consigo mesmo, passeando por suas emoções, conhecendo novos lugares de um mundo exclusivo a que só ele tem acesso. Pelas mesmas razões, não vê beleza na natureza. A beleza de uma aventura regida por leis que não foram feitas pelos homens e que por isso nos ensinam a viver o melhor da nossa condição de humanos e a conviver melhor com a própria natureza. Essa pessoa corta árvores indiscriminadamente, impermeabiliza o solo, canaliza rios, desperdiça água e polui o ar. No fundo, a pessoa não espiritualizada é ignorante porque não tem perguntas que a levem a descobrir o que ela está fazendo aqui, o sentido do sofrimento, da frustração, da dor, da doença e da morte. Sem perguntas, fica ingênua. Ou arrogante porque acha que sabe tudo. De qualquer forma, vive com medo porque a vida sempre a surpreende com evidências mostrando que ela devia ter mais perguntas. Medo do outro, medo da natureza, medo do futuro são as razões de suas decisões. Enfim, não sabe por que o sucesso acontece para algumas pessoas e não acontece para outras. Ricardo Guimarães - Revista Trip *Ricardo Guimarães, 56, é presidente da Thymus. Seu e-mail é: rguimaraes@trip.com.br