segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Cidadão Brasileiro 2.0


Já somos 50 milhões de internautas segundo Datafolha/FNazca

Encomendada pela agência de publicidade (FNazca) ao instituto (Datafolha), a pesquisa feita em março último com pessoas de mais de 16 anos ( o que sugere que o número poderia ser ainda maior, se considerada a população até esta idade, na net cada vez mais cedo) mostra ainda que 42% destas pessoas já publicaram conteúdo na rede.

Acrescentamos a estes dados, o crescimento exponencial da penetração da banda larga em escolas, lan houses e bibliotecas (acesso de 22% da população segundo a pesquisa), além de escritórios e residências, com 55% de aumento entre os assinantes de TV paga que têm o serviço agregado (Dados publicados no IT Web)

Continuamos líderes mundiais em tempo navegado com mais de 21 horas mensais a frente da França e Estados Unidos segundo o Ibope Net/Ratings. Instituto aliás que provoca alguma polêmica já que, em sua pesquisa mais recente, de dezembro de 2006, mostra 32 milhões de internautas no Brasil.

Explosão de crescimento ou divergência de metodologias? Vamos ficar com um pouco dos dois.

A esta salada de dados vamos somar o crescimento de 43% no volume de computadores em 2006 em relação a 2005 e a expectativa de que as vendas atinjam 10 milhões de máquinas neste ano segundo a Abinee .

Vale acrescentar também a iniciativa inaugurada esta semana do plano popular de acesso a Web. Segundo o ministro das comunicações Hélio Costa, 3 milhões de pessoas passarão a ter acesso a 10 horas mensais de conexão por R$ 7,50. O plano foi integrado ao programa do governo federal que estimula a venda de computadores a preços populares.

O que todas estas pesquisas, dados e informações mostram?

Que a Web 2.0 está acontecendo no Brasil.

Rotulações de lado, a Web 2.0 significa mais gente navegando em banda larga (mais informação trocada por minuto) por mais tempo, publicando, editando conteúdo e estimulando outras pessoas a fazer o mesmo.

Parece muito próximo o momento em que acessar a Internet no Brasil não será possibilidade e sim opção (na Inglaterra a Internet já desbancou a TV como meio preferido, segundo recente pesquisa).


E o que significa esta opção?

Publicar a ser publicado, ser ativo a ser passivo, fazer sua própria novela (55% do Orkut está no Brasil) do que ver a dos outros, participar e colaborar a ser participado, escolher e editar a realidade a assistir a realidade editada.

Será que o Brasil de amanhã verá pessoas em rede interagindo e colaborando no momento que desejarem, (gerando a inteligência coletiva de Pierre Levy) em substituição aos lares e bares hipnotizados no “horário nobre”.

Sim, esta web nos chama a participar. Esta “nova web” é mobilizadora, democrática e diversa por natureza justamente no momento em que a “inércia, irresponsabilidade, incompetência, negligência, ineficiência, falta de autoridade, indignidade, má gestão, falta de compostura e desumanidade” (Frase de Jarbas Vasconcelos na revista Veja desta semana) assolam a administração pública ”deste país”. Será por acaso?

Um texto polêmico do Arnaldo Jabor, da Dora Kramer, um podcasting do Diogo Mainardi ou um chamado a mobilização circulam pelas nossas telas com velocidade inimaginável para os padrões pré-web ao lado de textos como o de FHC no Estado do último domingo sobre o incontestável carisma de nosso presidente (que perde uma oportunidade histórica ao não transformá-lo em liderança, já que poderia ter as pessoas mais capazes ao seu lado). Expressões legítimas independentes de posição ou oposição política como querem rotular alguns.

Em escala, a net tende a verdade aceita pela maioria.

Os conceitos mentirosos duram minutos na Wikipédia. O Google é capaz de sugerir a grafia certa de uma palavra justamente porque mais pessoas acertam do que erram.

Ao consultar um classificado de veículos on line você é imediatamente beneficiado por uma pessoa que tenha colocado um carro antes caso você o deseje. Um fórum de discussão sobre hipertensão de pessoas com esta característica, pode ser determinante no tratamento eficaz.

Milhares de depoimentos de outras pessoas sobre viagens podem ser tão úteis como o próprio agente de viagem. Os bancos já incluíram em sua cadeia de distribuição de produtos e serviços os seus clientes plugados, fazendo o trabalho de seus funcionários de outrora.

Esta é boa notícia: Em escala somos mais inteligentes e do bem.

Graças a eu e você editando, recomendando, distribuindo, interagindo, estimulando, escrevendo,colaborando, participando. Nunca, individualmente fomos tão poderosos coletivamente.

Estarão nascendo os Cidadãos 2.0 que usam as possibilidades do nosso tempo para exigir respeito, exercer responsabilidade, manter-se informado e agir ?

Estarão nascendo os Cidadãos 2.0 que, independente de preferências políticas, estimulam e mobilizam seus pares a colaborar e transformar a administração pública em ambiente de excelência e eficiência cada vez mais presente na iniciativa privada? (que já saíram na frente, usando a Web para criar eficiência em suas cadeias de valor)

Estarão nascendo os Cidadãos 2.0 que, independente de preferências políticas, serão capazes de incentivar, fiscalizar e transformar em líderes de verdade os administradores públicos que o serão como meio de trazer excelência e eficiência a máquina pública e não como fim de acomodar a si próprio e aos seus?