segunda-feira, 18 de junho de 2007

Web Semântica


Segundo a Wikipedia, a Web semântica é uma extensão da Web atual, que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação. A Web semântica interliga significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo humano como pelo computador.


No último dia 28 de maio, aconteceu em San Jose na California a 2007 Semantic Techonology Conference. A indústria da semântica cresce a passos largos. O evento teve uma platéia extremamente heterogênea com representantes de desde novos negócios em Web até representantes da NASA, Department of Defense, US Air Force, Stanford University, Lockheed Martin, Boeing, Ford Motors, Microsoft, IBM, Oracle, Sun Microsystems, Google and Walmart.

O primeiro dia do evento tratou da chamada OWL (Web Ontology Language), uma evolução das linguagens de programação que procura padronizar metadados ou dados indexando dados. Uma busca de padronização das linguagens que estarão por traz da web semântica.


Andrew Schain, CTO da NASA, falou sobre seu desafio de organizar e indexar o volume de dados da instituição. Ele terminou sua apresentação com o caminho que a instituição escolheu como tecnologia que seria uma versão em código aberto (Até na NASA). the beta stage RDF data browser Jspace (só para os entendidos, e eu não estou entre eles).

Um representante do Yahoo (Dave Beckett) falou sobre os primeiros movimentos da Cia. em direção a Web Semantica em seus já conhecidos diretórios como filmes, finanças, alimentos e underground.


A maioria das apresentações tratou de tecnologias de semântica em vários tópicos como saúde, busca, justiça criminal, publicação legal.


TextDigger, uma empresa especializada em busca semantic apresentou o case da CNET (Site de avaliação de gadjets onde eu decidi qual laptop comprar). Para incrementar pageviews e receita, eles combinaram o sistema estatístico atual de filtro colaborativo de produtos dependente do volume de pessoas que fazem reviews com um novo usando equivalência semântica e procuram comparar os resultados na resposta aos seus usuários. O resultado foi incrível com uma aumento substancial dos clicks em links relacionados de 7.9% para 19.1%. Como resultado eles passaram a usar a solução semântica para suas recomendações de busca.


Alguns Highlights interessantes sobre o futuro da Web Semantica

Visual Knowledge é uma inciativa interessante sobre soluções visuais em video game.

Saltlux da Corea mostrou como semantica e tecnologia mobile 3G podem trabalhar juntos em ferramentas de localização.

Syntactica 's Intelligent Lexicon possibilita o usuário abstrair, sumarizar em poucos parágrafos uma longa dissertação de centenas de páginas.

Cycorp, uma iniciativa do governo Americano mostrou um mecanismo de data miming para informações sobre terrorismo que podem responder com sucesso a perguntas específicas como: "were there any attacks on targets of symbolic value to Muslims in 1987 that coincided with a Christian holy day".

No final das contas, encontrar soluções eficientes para organizar informações é prioridade dentro ou fora das grandes ou pequenas empresas hoje no mundo. A Internet tem sem dúvida grande utilidade, mas deve ganhar muito em usabilidade nos próximos anos com quebras de paradigmas (recentes é verdade) principalmente no terreno da semântica.

Antes do Google, nossa referência de busca eram os diretórios temáticos do Yahoo. será que o caminho resgata esses diretórios, indexadores do temas (um embrião da semântica) e misturar com as buscas universais inauguradas (ou maximizadas) pelo Google ?