terça-feira, 19 de junho de 2007

Gente Interligada


Brasil deve atingir base de 37 milhões de internautas até o final de 2007


Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!


Número do estudo Indicadores de Mercado representa um aumento de 4 milhões de internautas em relação ao primeiro trimestre de 2007.
O Brasil deve encerrar o ano de 2007 com uma base de 37 milhões de internautas acessando a web tanto a partir de residências, quanto escolas, cibercafés e escritórios, segundo previsão do IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil. O número vai representar um aumento de 4 milhões de internautas em relação ao primeiro trimestre de 2007, quando 33 milhões de brasileiros estavam conectados à grande rede, de acordo com dados do Ibope/GNett.Os dados fazem parte da primeira edição do estudo Indicadores de Mercado, que reúne dados compilados pelo IAB Brasil em parceria com a IDC Brasil, com o Ibope/Netratings e com o Projeto Intermeios.O estudo revela ainda que o número de internautas no País aumentou em cerca de 1 milhão entre o primeiro trimestre de 2006 e o primeiro trimestre deste ano.Segundo Lilian Viana, diretora do comitê de marketing da IAB Brasil, o cenário econômico favorável é uma das razões para as projeções otimistas em relação ao crescimento de internautas neste ano. “Temos ainda eventos importantes, como o Pan, e os programas de inclusão digital do governo”, lembra a executiva.


A pesquisa estima ainda que o mercado brasileiro de publicidade online deve movimentar 470 milhões de reais até o final do ano, o que representará um aumento de 30% sobre os gastos com propaganda na web em 2006.A IAB Brasil pretende ainda elevar a participação da internet no bolo de ivestimentos publicitários dos 2,07%, em 2006, para 3,5% até o final de 2009.Para a base de usuários residências, que foi de 15,8 milhões de internautas em abril de 2007, segundo dados do Ibope/Netratings, a estimativa do IAB Brasil é de 18 milhões de usuários ativos até o final do ano.Os números do estudo Indicadores de Mercado serão atualizados mensalmente e publicados no site do IAB Brasil, servindo como referência do mercado de internet brasileiro.


Brasil atinge 105 milhões de celulares em maio, segundo Anatel




Por Redação do Computerworld


Número supera o de maio de 2006, quando operadoras acrescentaram 1,79 milhão de novos usuários. este ano foram 2,21 milhões.
O Brasil alcançou 105,09 milhões de usuários de celular no mês de maio, um aumento de 2,21 milhões em relação ao mês anterior. O crescimento foi ainda maior que no mesmo mês do ano anterior, quando foram adicionados 1,79 milhão de clientes.Os números, ainda preliminares, informados pelas operadoras à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), marcam a volta da agressividade das operadoras no Dia das Mães deste ano, considerada a segunda data mais forte do comércio.Além da Claro, que continua a oferecer celulares gratuitos para os novos clientes de pós-pago, a Vivo também promoveu campanhas agressivas, com aparelhos a partir de 10 reais, enquanto a TIM reduziu o preço das ligações entre seus clientes.O crescimento anual do total de assinantes frente ao registrado no mesmo mês de 2006 foi, no entanto, de 13,76%, bem inferior aos índices de crescimento próximos de 40% que se verificava há um ano.Os dados consolidados com a participação de mercado conquistada por cada uma das operadoras deverão ser divulgados pela agência até o final deste semana.