domingo, 29 de julho de 2007

Mobilização e Paixão

Hoje cerca de 5 mil pessoas caminharam por 5 KM até o local do acidente aéreo do último dia 17 de Julho.

A passeata serviu para extravasar a indignação com o a incompetência, negligência, corrupção e principalmente descaso com que as autoridades têm tratado o cidadão brasileiro.

“A sociedade brasileira exige respeito” era o título da convocação que circulou pela Internet durante a semana passada assinada por várias organizações apartidárias entre elas o CRIA (Cidadão Responsável, Informado e Atuante).

Uma mobilização bem sucedida.

Quais os ingredientes para novas mobilizações de sucesso, necessárias para provocar mudanças, choques de eficiência administrativa que este país tanto precisa?

Quais os componentes necessários para sensibilizar nossos governantes ou estimular pessoas competentes a participar da administração pública?

O primeiro ingrediente de sucesso de uma mobilização é a comunicação, ou fazer chegar ao maior número de pessoas uma mensagem capaz de envolvê-las.

Nunca na história da humanidade tivemos a disposição uma ferramenta tão poderosa de comunicação escrita, fotografada ou filmada tão livre e democrática como a Internet.

A Web 2.0 (a Internet com cada vez mais gente interligada por computadores cada vez mais potentes trafegando volume de informação cada vez maior e mais rápido) gera uma conectividade inédita entre pessoas independente de entidades editoriais.

A passeata foi difundida quase que exclusivamente pelas ferramentas da grande rede (E.Mail e até o You Tube) sem apoio relevante das mídias tradicionais. Em pouco mais de uma semana, 5 mil pessoas foram mobilizadas para caminhar numa manhã de domingo fria e chuvosa e outras tantas foram sensibilizadas pelo movimento.

O segundo ingrediente é sem dúvida a motivação, o estímulo ou a paixão.

A mensagem foi capaz de concretizar o sentimento de indignação com a incompetência, negligência e corrupção do cenário político atual.

A paixão é um dos maiores patrimônios nacionais. O povo brasileiro sabe apaixonar-se como ninguem. Pelo futebol profissional ou com os amigos (por formas femininas) , pela família e filhos, por caminhar no parque ou na praia, por jogar conversa fora, por viajar, por festejar, por comemorar. Somos intensos e quando nos decepcionamos também o fazemos apaixonadamente.

Falta incluir a política e a cidadania como tema, nada fácil frente às preferências nacionais.

Ressalto aqui o esforço de políticos como Marta “relaxa e goza” Suplicy, Marco Aurélio “top top”Garcia e Luiz Inácio “tenho medo de avião” da Silva de enriquecer (ou empobrecer) o vocabulário político com expressões do cotidiano, tentando (com inquestionável fracasso) aproximar a política da realidade do brasileiro.

Enfim, nunca foi tão fácil colaborar, participar, gerar eficiência, ser produtivo, exercer transparência e interdependência com as novas ferramentas da web.

Estaremos evoluindo ou simplesmente Criando as ferramentas necessárias para sermos viáveis como sociedade e país no futuro?

Será que aos poucos percebemos que se não formos Cidadãos Responsáveis, Informados, e Atuantes, nossas paixões (preferências nacionais se preferir) que, antes pareciam distantes da política chata, estão ameaçadas ?

Será que aos poucos percebemos que as coisas simples capazes de nos manter apaixonados pela vida como a segurança de nossas famílias, nosso direito de caminhar livremente, viajar, festejar ou mesmo empreender para nós e nossos filhos estão ameaçadas se não nos tornarmos Cidadãos Responsáveis ?

Estarão nascendo os Cidadãos 2.0 que usam as possibilidades de nosso tempo para exercer Responsabilidade, manter-se Informado e Atuar ?

Estarão nascendo os Cidadãos 2.0 que estimulam e mobilizam seus pares a colaborar e transformar a oca administração pública em ambiente de excelência e eficiência cada vez mais presente na iniciativa privada?

Estarão nascendo os Cidadãos 2.0 capazes de incentivar líderes de verdade de chegar ao poder como meio de trazer excelência e eficiência a máquina pública e não como fim de acomodar a si próprio e a seus compadres ?






_________________________________________






Bem vindo à diversidade (política para alguns)


Algumas horas após a passeata, os principais portais noticiavam o evento.

Chama atenção a coluna do Felipe Corazza Barreto no Terra Magazine.


O título : ““Fora Lula” domina passeata do “Cansei””

“...o tom político e partidário surgiu em pouco tempo logo no início da caminhada....”

Será uma prova clara que ao mobilizar, os desdobramentos e interpretações podem ser diferentes dos planejados?

A Internet potencializa a diversidade. Não será mais legítimo o que sobrevive a diversidade?